Série ao Fundo

Do outside para o inside da sua casa

Parafina para água fria ou quente? Tem diferença?!

Qual parafina usar para água fria? E água quente? Edinho Leite responde essa pergunta explicando as principais diferenças entre os diversos tipos de parafina. 

A verdade é que elas têm grandes diferenças na consistência, na aderência e na durabilidade.  

Uma parafina para água quente é mais firme, caso contrário ficaria parecendo um chiclete ao entrar em contato com altas temperaturas. 

As parafinas mais firmes são também mais resistentes e não saem com facilidade dos pontos de pressão da prancha, porém são menos aderentes e mais difíceis de aplicar.

Já a parafina para água fria é mais macia e, consequentemente, mais aderente e mais fácil de aplicar. Entretanto, elas saem da prancha com mais facilidade, principalmente nos pontos de pressão. 

Se você inverter e utilizar a parafina firme em um mar gelado, por exemplo, sua parafina vai endurecer ainda mais e a prancha vai ficar extremamente escorregadia. Já teve essa experiência? 

O contrário também deve ser evitado. Se utilizar uma parafina macia em dias de água quente ela vai derreter e ficar muito grudenta, formando pelotas e saindo da prancha com facilidade. Sem contar que grudam nos pelos do corpo! 

Uma dica legal é usar uma parafina bem firme como base e, por cima, aplicar a parafina indicada para a temperatura do dia. Assim você garante o máximo de aderência e durabilidade.