Série ao Fundo

Do outside para o inside da sua casa

1922 - O surfe começa aqui!

Sabe aquele dia que a saudade bate? Muita gente chama de Throwback Thrusday ou #TBT . No surfe é quase isso: apresentamos o nosso #TBT - Throw Back on TOUR

No dia 14 de setembro comemoramos o dia do surfe. Mas seria mais fácil dizer que hoje celebramos o nascimento do surfe que, tem como referência, a data de nascimento de Osmar Gonçalves. E a pergunta é uma só...

QUEM FOI OSMAR?

 Estátua de Osmar Gonçalves está em Santos, a primeira  surfcity  do país 

Estátua de Osmar Gonçalves está em Santos, a primeira surfcity do país 

Ele nasceu no marco do Modernismo, em 1922, mas foi em 1938 que, ao ler uma revista ao estilo “faça você mesmo” ( Popular Mechanics ), decidiu levar o projeto ao amigo Júlio Putz, um famoso construtor de barcos na cidade de Santos. 

O resultado desse esforço conjunto pesava 80 quilos e media 3,90 metros. Pra completar, a tábua havaiana (como era chamada a prancha) exigia o remo e tinha um sistema de ventosas para retirar a água, que entrava toda hora na prancha de madeira.

REMA.jpg

É meus amigos/leitores, o surfe no Brasil começou com um shaper construtor de barcos e uma fissura maior que três metros e 80 kg para se transformar nisso que é hoje. 

O documentário do jornalista Júnior Faria mostra essa data marcante e reconstrói a prancha com material e medidas originais. Assista o nascimento da história do surfe aqui: